segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MUSEU Casa de Anne Frank, Amsterdam

Durante mais de dois anos que Anne Frank e a sua família viveu no anexo do edifício em Prinsengracht 263 onde o pai de Anne, Otto Frank, também tinha um negócio. A família Van Pels e Fritz Pfeffer também se escondeu aqui com eles. A porta para o anexo estava fechada por detrás de uma estante amovível construída especialmente para este fim. Os trabalhadores sabiam do esconderijo e ajudavam as oito pessoas dando-lhes comida e noticias sobre o que ia acontecendo no mundo lá fora. A 4 de Agosto de 1944, o esconderijo foi descoberto. As pessoas que se encontravam escondidas foram deportadas para vários campos de concentração. Apenas Otto Frank sobreviveu à guerra.
Hoje em dia, os quartos na Casa de Anne Frank, embora vazios, ainda respiram a atmosfera sentida neste período de tempo. Citações do seu diário, documentos históricos, fotografias, pequenos filmes, e objectos originais que pertenceram aqueles que se encontravam escondidos e às pessoas que os ajudavam ilustram os eventos que decorrem neste lugar. O diário original de Anne Frank e outros apontamentos encontram-se disponíveis para serem vistos no museu. No espaço multimédia, os visitantes podem entrar numa "viagem virtual" pela Casa de Anne Frank, obtendo informação sobre as pessoas que se encontravam escondidas e sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma exposição contemporânea é apresentada na sala de exibições.
Nota do editor:
Durante a época do verão muitas pessoas de todo o mundo vistam a Casa de Anne Frank. Isto pode significar que as pessoas tem de formar fila antes de entrar no museu. Muitos visitantes não têm conhecimento do facto que de Abril até Agosto, o museu está aberto todos os dias das 9 da manhã até ás 9 da noite. O museu tende a estar mais calmo durante a noite. Assim, nós gostaríamos de sugerir aos nossos visitantes a considerarem visitar o museu de tarde/início da noite.
Características e Serviços
O Museu possui um café e uma livraria que valem também a pena a ser visitados. Não existe bengaleiro. Mochilas de tamanho exagerado não são permitidas entrar. A Casa de Anne Frank não é facilmente acessível a pessoas com problemas físicos e apenas parcialmente acessível a pessoas de cadeiras de rodas. Panfletos gratuitos em 8 línguas estão disponíveis na entrada do museu. A visita leva aproximadamente 1 hora. Os visitantes não estão permitidos a tirarem fotografias ou a filmarem a Casa de Anne Frank.
Transportes públicos
Streetcar 13, 14, ou 17 até à paragem Westermarkt.
Autocarro 21, 170, 171 ou 172 até à paragem Westermarkt stop.
O Museu Barco para directamente à frente da Casa de Anne Frank.

Nenhum comentário: