quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Enquanto frio castiga Europa e EUA, Ártico tem calor atípico

Enquanto boa parte do hemisfério Norte passa por uma onda de frio nas últimas semanas, a temperatura no Ártico atinge níveis altos e incomuns, dizem cientistas americanos.

"Está quente no Ártico, com a temperatura do ar entre 5,6 ºC e 8,4 ºC mais quente do que deveria estar em certas áreas", diz Mark Serreze, diretor do Centro de Dados Nacional de Neve e Gelo, no Colorado.

Segundo o cientista, nem toda a extensão dessa onda de calor é atribuível ao aquecimento global, mas ela reduz a quantidade de gelo no Ártico e contribui para o fenômeno. Isso ocorre porque menos gelo significa menos luz sendo refletida de volta ao espaço (porque o gelo é branco) e, como consequência, mais calor é retido.

Causa - A atual disparidade térmica registrada pelos centros meteorológicos acontece devido à existência de uma grande área de alta pressão sobre o Ártico. Uma outra, de baixa pressão, atingiu latitudes médias, na Europa e nos Estados Unidos, onde vive grande parte da população do hemisfério Norte.

Normalmente, essas áreas com pressões de ar diferentes deveriam se deslocar e se misturar. Em vez disso, elas continuaram paradas.

Segundo os cientistas, esse estado estacionário das pressões de ar não acontecia com tanta intensidade desde o começo dos registros, em 1950. As duas massas de ar, entretanto, parecem estar começando a se misturar.

Mudança continua - Como a responsabilidade pelo frio é dessa anormalidade no padrão de distribuição das áreas de alta e baixa pressão, cientistas afirmam que as baixas temperaturas não significam que haja um recuo do aquecimento global.

Segundo Omar Baddour, especialista em clima da Organização Meteorológica Mundial, oscilações como esta geralmente duram poucas semanas, raramente passando de um mês e meio. "Como [a atual] começou em dezembro, deve estar perto do fim", afirma.

O fenômeno El Niño surgiu com força na virada de 2009 para 2010, o que faz com que se possa esperar episódios climáticos atípicos neste ano. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: