Centenas de voos transatlânticos para Portugal, Espanha e França foram suspensos, provocando um caos nos aeroportos de Porto, Barcelona e Marselha. Já os aeroportos de Madrid, Lisboa, Paris e Londres operam com restrições, dependendo da direção das cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, que entrou em erupção no dia 14 de abril.
O aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto - norte de Portugal - e o do arquipélago atlântico dos Açores - a cerca de 1,5 mil quilômetros de Lisboa - permanecem fechados ao tráfego aéreo durante a manhã deste domingo pela nuvem de cinzas do vulcão islandês.
Segundo informou a imprensa oficial lusa, todos os voos com saída e chegada desses dois aeroportos estão cancelados e recomenda-se aos passageiros não irem até os terminais.
Porta-vozes dos Aeroportos de Portugal (ANA) informaram da suspensão de mais de 60 rotas no Sá Carneiro, o segundo maior aeroporto do país e que conta com grande afluência de espanhóis, sobretudo procedentes da comunidade autônoma da Galícia.
A Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal) detectou ontem a nuvem de cinzas vulcânicas no espaço aéreo luso e a sua densidade obrigou a imposição de uma "área de proibição de voo" - até 35 mil pés (cerca de 10 quilômetros) - que provocou a suspensão de mais de cem rotas.
Eleições 2014 - Dilma x Aécio
-
Está chegando a hora do Brasil decidir qual rumo tomar. Mudar de presidente
ou não?
O povo tomou as ruas e clamou por mudanças nos protestos recentes, mas n...