segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Museu Casa de Rembrandt

Museu Casa de Rembrandt, AmsterdãoNão muito longe do bairro Chinês de Amesterdão e mesmo atrás do Red Light District. Se andar do lado este da Praça Dam em direcção ao Waterlooplein irá encontrar este museu, esta era a casa do famoso pintor Holandês Rembrandt onde nela viveu entre os anos 1639 e 1660.
Um moderno anexo foi recentemente construído junto à casa de Rembrandt. Juntas, estas duas casas são hoje em dia o museu de Rembrandt, mostrando a sua vida e trabalho. Adicionalmente, o anexo e a casa original serve como uma, pequena mas prestigiosa e cheia de estilo, sala de congressos. Para o visitante o Museu Casa de Rembrandt mostra os aspectos desconhecidos da famosa vida deste pintor e do espólio do artista.
História da casa
A casa foi construída em 1606, encontrando-se esta data marcada a ouro na parece frontal da casa. É relativamente larga, construída na nova e moderna parte este da cidade. Bastantes mercantes e financeiros de sucesso também construíram casas nesta nova parte da cidade Amesterdão.
Museu Rembrandt
Em 1906, durante o ano de Rembrandt, a fundação foi estabelecida para comprar a casa do pintor. Três anos mais tarde, depois de restaurada, o museu foi aberto ao publico. O Museu Casa de Rembrandt é uma reconstrução dos quartos de Rembrandt e do seu workshop. As peças de mobiliário e objectos da época foram cuidadosamente apresentados em conjunto com os rascunhos, esculturas e alguns quadros de outros pintores do tempo de Rembrandt. Uma colecção de quase todos os quadros de Rembrandt (mais de 250), os seus utensílios e técnicas gráficas utilizadas por ele, são também mostradas.
O sentimento
A Casa de Rembrandt é uma interessante reconstrução do dia quotidiano do pintor, onde ele vivia e onde trabalhava. Como sempre com a reconstrução, o visitante pode perder um pouco da autenticidade. Não obstante, a Casa de Rembrandt pode ser interessante para pessoas que querem saber mais sobre a vida do famoso pintor, dos seus trabalhos gráficos e mais sobre a época dourada vivida na Holanda em geral.
Possibilidades de aluguer
Os quartos que datam do século 17 também servem de auditório, na nova ala do museu, e estão disponíveis para aluguer para eventos especiais como jantares, recepções, encontros e aulas. Um moderno auditório com 70 lugares, na nova ala do museu, está totalmente equipado com modernos serviços técnicos (como instalação de som e de projector de vídeo).
Como cá chegar
O museu está localizado no centro do velho Amesterdão; cerca de 15 minutos a pé da Praça Dam, directamente até à Praça Waterlooplein.
Transporte publico - metro: Estação Waterlooplein; Eléctrico: linhas 9 e 14, paragem Waterlooplein.
Se insiste em usar o seu carro em Amesterdão, pode estacionar no parque subterrâneo debaixo do grande, edifício branco do Stopera (Município e Opera).

www.rembrandthuis.nl



15 minutes a pé da Estação Central de Comboios.
www.annefrank.org

MUSEU Casa de Anne Frank, Amsterdam

Durante mais de dois anos que Anne Frank e a sua família viveu no anexo do edifício em Prinsengracht 263 onde o pai de Anne, Otto Frank, também tinha um negócio. A família Van Pels e Fritz Pfeffer também se escondeu aqui com eles. A porta para o anexo estava fechada por detrás de uma estante amovível construída especialmente para este fim. Os trabalhadores sabiam do esconderijo e ajudavam as oito pessoas dando-lhes comida e noticias sobre o que ia acontecendo no mundo lá fora. A 4 de Agosto de 1944, o esconderijo foi descoberto. As pessoas que se encontravam escondidas foram deportadas para vários campos de concentração. Apenas Otto Frank sobreviveu à guerra.
Hoje em dia, os quartos na Casa de Anne Frank, embora vazios, ainda respiram a atmosfera sentida neste período de tempo. Citações do seu diário, documentos históricos, fotografias, pequenos filmes, e objectos originais que pertenceram aqueles que se encontravam escondidos e às pessoas que os ajudavam ilustram os eventos que decorrem neste lugar. O diário original de Anne Frank e outros apontamentos encontram-se disponíveis para serem vistos no museu. No espaço multimédia, os visitantes podem entrar numa "viagem virtual" pela Casa de Anne Frank, obtendo informação sobre as pessoas que se encontravam escondidas e sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma exposição contemporânea é apresentada na sala de exibições.
Nota do editor:
Durante a época do verão muitas pessoas de todo o mundo vistam a Casa de Anne Frank. Isto pode significar que as pessoas tem de formar fila antes de entrar no museu. Muitos visitantes não têm conhecimento do facto que de Abril até Agosto, o museu está aberto todos os dias das 9 da manhã até ás 9 da noite. O museu tende a estar mais calmo durante a noite. Assim, nós gostaríamos de sugerir aos nossos visitantes a considerarem visitar o museu de tarde/início da noite.
Características e Serviços
O Museu possui um café e uma livraria que valem também a pena a ser visitados. Não existe bengaleiro. Mochilas de tamanho exagerado não são permitidas entrar. A Casa de Anne Frank não é facilmente acessível a pessoas com problemas físicos e apenas parcialmente acessível a pessoas de cadeiras de rodas. Panfletos gratuitos em 8 línguas estão disponíveis na entrada do museu. A visita leva aproximadamente 1 hora. Os visitantes não estão permitidos a tirarem fotografias ou a filmarem a Casa de Anne Frank.
Transportes públicos
Streetcar 13, 14, ou 17 até à paragem Westermarkt.
Autocarro 21, 170, 171 ou 172 até à paragem Westermarkt stop.
O Museu Barco para directamente à frente da Casa de Anne Frank.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SAINDO DO AEROPORTO CHARLES DE GAULLE PARA O CENTRO DE PARIS

O terminal 2F recebe os vôos vindos do Brasil .
Possui um sistema gratuito de ônibus (chamados de navette) que faz a ligação entre as alas.
De trem RER
.
. Sair do Terminal 2
A estação TGV está localizada abaixo do Terminal 2, entre Terminal 2C/2E e 2D/2F.
Procure por “Gare” ou “Paris by train”.
Chegar ao Terminal 2
Estação “Aéroport Charles de Gaulle 2-TGV”.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Situação de Vôos nos Aeroportos do Mundo

Você está de malas prontas, preparado para viajar, mas anda preocupado com a situação dos aeroportos devido a questões como problemas climáticos, greves de controladores de vôo, etc?

O site Flightstats mostra a situação em tempo real dos aeroportos ao redor do mundo.

O link abaixo é da busca que realizei hoje. Clicando nele pode-se ver as condições atuais no aeroporto Charles de Gaulle (Paris), que inclusive hoje operou normalmente, apesar do frio.

http://www.flightstats.com/go/Airport/airportDetails.do?airport=%28CDG%29+Charles+De+Gaulle+Airport%2C+Paris%2C+FR

Aproveitem.

Enquanto frio castiga Europa e EUA, Ártico tem calor atípico

Enquanto boa parte do hemisfério Norte passa por uma onda de frio nas últimas semanas, a temperatura no Ártico atinge níveis altos e incomuns, dizem cientistas americanos.

"Está quente no Ártico, com a temperatura do ar entre 5,6 ºC e 8,4 ºC mais quente do que deveria estar em certas áreas", diz Mark Serreze, diretor do Centro de Dados Nacional de Neve e Gelo, no Colorado.

Segundo o cientista, nem toda a extensão dessa onda de calor é atribuível ao aquecimento global, mas ela reduz a quantidade de gelo no Ártico e contribui para o fenômeno. Isso ocorre porque menos gelo significa menos luz sendo refletida de volta ao espaço (porque o gelo é branco) e, como consequência, mais calor é retido.

Causa - A atual disparidade térmica registrada pelos centros meteorológicos acontece devido à existência de uma grande área de alta pressão sobre o Ártico. Uma outra, de baixa pressão, atingiu latitudes médias, na Europa e nos Estados Unidos, onde vive grande parte da população do hemisfério Norte.

Normalmente, essas áreas com pressões de ar diferentes deveriam se deslocar e se misturar. Em vez disso, elas continuaram paradas.

Segundo os cientistas, esse estado estacionário das pressões de ar não acontecia com tanta intensidade desde o começo dos registros, em 1950. As duas massas de ar, entretanto, parecem estar começando a se misturar.

Mudança continua - Como a responsabilidade pelo frio é dessa anormalidade no padrão de distribuição das áreas de alta e baixa pressão, cientistas afirmam que as baixas temperaturas não significam que haja um recuo do aquecimento global.

Segundo Omar Baddour, especialista em clima da Organização Meteorológica Mundial, oscilações como esta geralmente duram poucas semanas, raramente passando de um mês e meio. "Como [a atual] começou em dezembro, deve estar perto do fim", afirma.

O fenômeno El Niño surgiu com força na virada de 2009 para 2010, o que faz com que se possa esperar episódios climáticos atípicos neste ano. (Fonte: Folha Online)